+ GOUVEIA

QUERES BLOGAR AQUI?

Queres participar neste blog?? Tens 2 maneiras... Ou assinas por nós, tornando um membro deste blog, ou então envias os teus textos/opiniões para o mail maisgouveia@gmail.com

segunda-feira, 30 de março de 2009

TGV...por onde caminhas?

Não venho aqui discutir propriamente a génese do TGV, muito se diz, muito se escreve, certo é que o primeiro-ministro parece não desistir da sua convicção de implantar o Transporte de Grande Velocidade em Portugal. Para uns o maior erro dos últimos 50 anos, para outros foco de desenvolvimento e projecto âncora nas relações comerciais/económicas com o país vizinho. Aquilo que me faz trazer este tema é o traçado Aveiro - Vilar Formoso em estudo neste momento, trata-se de um traçado que ainda, contrariamente aos restantes, nada está definido, por incrível que pareça, não fosse Vilar Formoso um dos mais importantes, ou o mais importante posto fronteiriço terrestre em Portugal.
Sobre este traçado sabe-se muito pouco, fala-se em passagem por Celorico da Beira, Vila Franca da Naves, Almeida/Pinhel e Vilar Formoso. São hipóteses em cima da mesa, estando neste momento em estudo os impactos ambientais. Se realmente este TGV vai para a frente que benefícios a região da Serra da Estrela e Gouveia, claro está, poderão alcançar? É uma questão pertinente, afinal este TGV ficará ligado aos TGV espanhóis e franceses por inerência. Poderá o turismo beneficiar com implantação deste meio de transporte de alta velocidade? Estarão as entidades de turismo da região e autarquias atentas a este projecto, ou passa-lhes completamente ao lado? Poderemos discordar do projecto , estar contra, mas certo é que não lhe podemos virar as costas, se este se tornar realidade. Até agora muito pouco se tem falado, opinado, nada...Será indiferença ou descrença?
Jornal O Hermínio

P.S - Quero aqui dar um agradecimento ao +Gouveia pelo pedido de participação. É um claro vislumbrar que os blogs não acabam em quem os inicia mas sim em quem neles participa. Apesar das ideologias diferentes "que navegam" na blogosfera gouveense, certo que todos eles têm um só fim... Uma Gouveia melhor, de futuro e de ambição!

3 comentários:

Fonte do Lagarto disse...

Este traçado foi assinado na Cimeira Ibérica da Figueira da Foz, pelo Governo PSD/CDS-PP, mas parece-me que este Governo o vai ambandonar ficando só 2 linhas fixas - Lisboa -Madrid e Lisboa-Porto-Vigo, abandonando Aveiro- Viseu -Salamanca e Lisboa-Évora- Faro - Huelva. Potanto mais uma vez ficamos a ver passar o comboio do desenvolvimento...

+gva disse...

off-topic... este post assustou-me de uma maneira imensa. é q n me lembrava qd tinha escrito sobre o TGV :-P :-D

so depois de ler tudo é q vi de onde tinha surgido o post ;)

bom regresso...e qq coisa ja sabes :)

Jornal O Herminio disse...

Caro Fonte do Lagarto,
O projecto não foi abandonado, pela informação que obtive, a RAVE está a estudar o traçado, embora não seja o traçado primordial.
Cumprimentos

Enviar um comentário