+ GOUVEIA

QUERES BLOGAR AQUI?

Queres participar neste blog?? Tens 2 maneiras... Ou assinas por nós, tornando um membro deste blog, ou então envias os teus textos/opiniões para o mail maisgouveia@gmail.com

sábado, 21 de março de 2009

AI, OS TÚNEIS

Ontem vi uma notícia que diz muito do nosso país. Nessa notícia (na SIC penso eu) era dito que o TGV a ser feito iria precisar (se mantiver o traçado que estão a querer agora implementar) de cerca de 30 a 40 quilómetros de túneis e viadutos. Em procura pela net enconteri este texto no meio de muitos outros: "Com o dogma do TGV a ser quase totalmente inquestionado, a irracionalidade que o rodeia vai-se entremostrando. Embora o que se escreve nos jornais seja muitas vezes especulativo ou manipulado, não há fumo sem algum fogo. O jornal Gazeta das Caldas de 14 de Março diz que o "Oeste vai ter estação do TGV em Rio Maior" e que nela naturalmente não irão parar todos os comboios entre Lisboa e Porto mas diz que, embora o próprio não o tivesse referido, tal seria uma compensação do ministro Mário Lino por o aeroporto ter fugido da Ota. Cita o Expresso de sábado 8 de Março segundo o qual a Rave prevê gastar mais 255 milhões de euros na execução de 15 quilómetros de túneis e viadutos no percurso Alenquer-Pombal para minimizar os impactos do projecto inicial. "Uma resposta às múltiplas queixas de autarcas e populações que se dizem mais prejudicados pelo traçado do TGV." Para entrar em Lisboa já vi escrito que o TGV precisaria de 30 e tal km de túneis e viadutos. Como todo o litoral é densíssimo em povoações e população, é de prever mais "correcções" deste tipo. Os resultados em agressões ao território e em fealdade podem imaginar-se, numa situação já fortemente marcada pelo desordenamento." Resumindo... A população da Ota e os seus autarcas depois de perderem o aeroporto bateram o pé e exigiram compensações... Resultado, a paragem do TGV em Rio Maior e o pior traçado possível com cerca de 30km de viadutos e túneis. Quer dizer... Para desencravar os da serra não há dinheiro para túneis, mas para os do litoral demorarem menos 30 minutos de Lisboa ao Porto aí já há dinheiro para túneis, para viadutos e para estações em metrópoles intermédias. E nós que andamos aqui encravados à dezenas de anos sem acessibilidades decentes deixamo-nos comer e em vez da melhor opção para toda a serra que seriam os túneis, mandam-nos ir à volta pela serra. Ou seja... Comemos e calamos. Nisto o Dr. Álvaro Amaro é q tem razão... Qualquer dia mais vale irmos todos viver para o litoral.

0 comentários:

Enviar um comentário