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quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

PELA TRAVESSIA, POR TÚNEL, DA SERRA DA ESTRELA

Aqui está a famosa petição .... http://www.petitiononline.com/tuneisSE/petition.html "No âmbito da Consulta Pública da Avaliação Ambiental Estratégica Plano Rodoviário Nacional na Região do Centro Interior (IC6, IC7 e IC37) Os abaixo-assinados vêm, no âmbito da Consulta Pública acima referida, dizer o seguinte: 1. Tendo sido apresentada pela Estradas de Portugal, SA uma avaliação ambiental estratégica relativa às possíveis soluções para ligação rodoviária de cidades como Viseu e Coimbra à Covilhã e Guarda, através de zonas vizinhas de Nelas, Oliveira do Hospital, Vide, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Unhais da Serra, Tortozendo, Teixoso e Manteigas, abrangendo um enorme conjunto de outras localidades, e cujo prazo de consulta pública termina no dia 12 de Fevereiro deste ano, parece importante fazer ouvir uma voz que represente alguns, na impossibilidade de a todos representar, dos que, conhecendo a realidade, pedem e esperam que os decisores em Lisboa não deixem de procurar saber qual das 3 soluções em confronto melhor satisfará as necessidades dos utentes e menos prejudicará a Natureza. 2. A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição. Além disso, esta solução é favorável às acessibilidades e ao desenvolvimento regional e coesão territorial, permitindo uma maior permeabilidade do maciço montanhoso que gera novas oportunidades de contacto entre os vários concelhos vizinhos da Serra da Estrela, alargando para o dobro o mercado de proximidade que se estenderá de Viseu à Covilhã, assim contribuindo para um maior dinamismo da actividade económica. Os inertes resultantes da abertura dos túneis, serão retirados da zona de Parque Natural e mantidos em estaleiros a localizar nas proximidades das linhas férreas da Beira Alta e da Beira Baixa, de modo a facilitar a sua utilização em obras de construção civil, pavimentação e outras aplicações que se mostrem úteis ou rentáveis. 3. Embora possa ser, num primeiro momento, mais cara que a solução do Cenário C, este será mais caro a médio prazo em termos de exploração, poluição, destruição da paisagem, consumo de combustível, tempo utilizado nos percursos, riscos de condução, sinistralidade e cortes de tráfego, pela ineficiência provocada pela impossibilidade de prevenir, evitar ou remediar os factores meteorológicos adversos, que só podem ser ignorados por quem não conheça o dia-a-dia da região. 4. Não se conhece quem, nem argumentos que privilegiem ou recomendem sustentadamente a solução do Cenário C, que é a que mais riscos envolve, especialmente ao nível da segurança, e objectivamente não serve a ligação Coimbra/Covilhã por não reduzir significativamente, nem a distância nem o tempo de viagem, face às opções actuais. 5. Apela-se às entidades responsáveis pela decisão de escolha do cenário mais conveniente que atentem nos riscos que a solução do Cenário C implicará, tendo em conta os seus três túneis, 9 viadutos, inúmeras estruturas “penduradas” na montanha ou apoiadas nos recortes das bacias hidrográficas do Alva/Mondego e do Zêzere/Tejo, e o aumento sensível de poluição que provocará em toda a sua declivosa e sinuosa extensão, a que acrescerão as normais e naturais consequências da neve, do gelo e da geada, dos fortes ventos e, sobretudo, dos inevitáveis e intransponíveis nevoeiros que durante todo ano cobrem grande parte daquele espaço potenciando a sinistralidade. 6. Assim, solicitam que qualquer decisão definitiva só seja tomada depois de avaliados os custos dos projectos de execução das várias soluções agora apresentadas bem como os efectivos impactes ambientais respectivos. Cenário A http://docs.google.com/View?docid=dd5hwc2q_7hfb8r5cx Cenário B http://docs.google.com/View?docid=dd5hwc2q_9gz5sw8gk Cenário C http://docs.google.com/View?docid=dd5hwc2q_11fp4gcqhq Consulta publica IE http://www.estradasdeportugal.pt/site/v3" Também convém saber o que vem defendendo o Presidente da Câmara....de Seia. "Seia rejeita túneis na Serra da Estrela Acessos na Serra da Estrela continuam a gerar polémica O município de Seia rejeita a hipótese da Serra da Estrela ser atravessada por túneis. Eduardo Brito, presidente da autarquia, considera que esta opção «não é viável», quer pelos custos, quer pelo tempo que levaria a concretizar. «Seia não está disposta a esperar mais 50 anos por estes acessos e considera que alguns daqueles que agora defendem os túneis, o fazem porque já estão servidos de boas acessibilidades», lê-se num comunicado, numa alusão à posição favorável de Carlos Pinto. O autarca sublinha ainda que os túneis não dariam lucro às construtoras e que «o concelho não pode esperar muito mais tempo pelos acessos», pois está em causa a sua desertificação. «Os túneis, um dos três traçados, no âmbito do estudo elaborado pelo Governo, é aquele que maior custo tem e menos benefícios traz», reitera a autarquia no documento. A O INTERIOR Eduardo Brito refere que «a melhor opção será contornar a Serra», uma vez que «serve mais populações e sai mais barato». No entanto, o edil diz compreender a posição Manteigas, mas considera que «o problema terá de ser contornado de outra forma». Entretanto, está disponível na Internet, desde o início da semana, uma petição em defesa da travessia, por túnel, da Serra da Estrela. O documento é dirigido à Estradas de Portugal (EP) e já foi subscrito por mais de três centenas de pessoas. Esta petição surge no âmbito do Plano Rodoviário Nacional na Região do Centro Interior (IC6, IC7 e IC37) e do Estudo de Avaliação Estratégica, encomendado pela EP, que está em consulta pública até 12 de Fevereiro. Há três traçados possíveis para estas ligações. O cenário A prevê a construção de três novas estradas: o IC6, entre Coimbra e Covilhã; o IC7, entre Venda de Galizes e a A25 (em Celorico da Beira ou Fornos de Algodres); e o IC37, entre Seia e Viseu. O cenário B assenta no IC7, entre a Covilhã e Viseu, com túneis para atravessar a Serra da Estrela, o maior dos quais com de 8,5 quilómetros entre Manteigas e Seia/Gouveia. Quanto ao IC6, está previsto que ligue Coimbra e a A25 no distrito da Guarda. Já o cenário C é a adaptação do perfil em X apresentado no cenário B, mas contornando a Serra da Estrela a Sudoeste entre Sandomil, São Gião e Vide, para onde são previstos túneis mais pequenos. A utilização das vias em estudo é mais intensa no cenário B, com uma previsão de tráfego médio diário anual de 8.500 veículos, e menor no Cenário A, com 7.350 veículos. O cenário C apresenta um valor intermédio de 8.050 veículos. «A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição», pode ler-se na petição, que está disponível em http://www.petitiononline.com/tuneisSE/petition.html."

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