+ GOUVEIA

QUERES BLOGAR AQUI?

Queres participar neste blog?? Tens 2 maneiras... Ou assinas por nós, tornando um membro deste blog, ou então envias os teus textos/opiniões para o mail maisgouveia@gmail.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

AUTÁRQUICAS

Com a eleições autárquicasmarcadas para o dia 11 de Outubro, começa a ficar escasso o tempo para dar a conhecer as pessoas e os projectos que têm para Gouveia. Apesar de já serem conhecidos os cabeças de lista dos 3 partidos que irão a votos em Gouveia, neste momento apenas a CDU já apresentou o cabeça de lista à Assembleia Municipal. Enquanto que no PSD o assunto ainda está no segredo dos deuses, no PS dizem os rumores que o cabeça de lista à Assembleia será o anterior Presidente da Câmara Santinho Pacheco.

domingo, 21 de junho de 2009

FUTEBOL PROFISSIONAL REGRESSA A GOUVEIA

Estava eu a ler ao artigo no Notícias de Gouveia sobre a vinda ou não do União de Leiria e/ou do Belenenses para aqui (em Gouveia) realizarem o seu estágio de pré-época e conforme lia ia desanimando porque lá dizia que o União era ainda hipótese mas o Belenenses estava muito mais difícil. Eis quando entro agora na net e me saltou esta notícia à vista:

Pré-temporada é em Gouveia AZUIS VÃO REGRESSAR À SERRA DA ESTRELA

O Belenenses vai voltar a realizar o estágio de pré-época em Gouveia, na Serra da Estrela, local também eleito para o início dos trabalhos na temporada passada. O regresso do plantel profissional ao trabalho está marcado para dia 1 de Julho e o estágio é entre 8 e 18.

Entretanto, as negociações entre o clube e o capitão Silas avançam no início da semana. A primeira abordagem ao jogador, no sentido se saber qual a sua vontade, aconteceu antes das férias. Agora, o processo vai entrar na fase decisiva.

Esperemos que esta notícia se confirme já que a vinda de equipas profissionais é sempre bom, mais que não seja para divulgar ainda mais este cantinho.

sábado, 13 de junho de 2009

IDIOTICES - PARTE III

A esta altura são poucos os que não sabem ou que ainda não deram conta da remodelação da Praça de S. Pedro. A necessidade desta obra é no mínimo discutível, bem como as opções que tomaram na sua reestruturação. É um facto que a Praça ficará mais bonita, no entanto talvez tivesse sido bom terem-se evitado algumas coisas.

  • Desde logo com a subida (exagerada, digo eu) dos passeios alguns degraus também ficaram mais altos e mais estreitos.
  • Depois a pobre opção de parte do passeio levar granito polido (mais limpo) num degradante contraste com as já velhinhas pedras que fazem história da Praça. Pessoalmente eu teria antes optado por manter os passeios em calçada de granito como aliás fizeram no resto do passeio que prossegue até ao Clube Camões... Mesmo o espaço que servirá de esplanada do Lá na Praça ficaria melhor desta maneira, em vez daquele contraste do novo granito com as escadarias da Igreja.
  • Por fim a Câmara optou por retirar os velhinhos bancos e colocar uns esteticamente mais atraentes... Mais uma vez pessoalmente gostava bastante dos velhos bancos, principalmente pelas várias recordações de infância que me dão (quem nunca usou aqueles bancos como balizas ou se deitou por baixo deles) mas mais do que isso os velhos bancos tinham um certo conforto a quem os usava. Conforto?? Sim, é que os novos bancos, esteticamente mais bonitos, não terão (pelo menos a fazer fé nos que estão ao lado da Junta de S. Pedro embrulhados em plástico) costas... E sendo que os utilizadores mais frequentes dos bancos na Praça são os idosos, será que esta foi uma boa escolha?? Não acho.
Em resumo, mudar e embelezar áreas, SIM. De qualquer maneira, NÃO.

domingo, 7 de junho de 2009

EUROPEIAS 2009

Com os resultados nacionais a darem a vitória ao PSD, Gouveia não fugiu à regra e também deu a vitória ao PSD. Com uma abstenção elevada, há no entanto 4 pormenores a registar. 1 - O PSD ficou a mais de 1000 votos da votação obtida nas autárquicas. 2 - O PS também ficou aquém dos resultados nas autárquicas, no entanto a sua descida é bem menor. 3 - A CDU esteve perto de obter os mesmos votos que nas últimas autárquicas. 4 - O BE sem ter estrutura concelhia conseguiu ser a 3ª força politica do concelho. Analisando estes dados, o que ilações poderemos tirar disto?? Bem... A meu ver muito poucas dado o nível de abstenção. No entanto a minha grande dúvida é para quem irão aqueles votos do BE??

sexta-feira, 5 de junho de 2009

GOUVEIA CUP 2009

Nos dias 6 e 7 de Junho, o Estádio Municipal do Farvão em Gouveia será palco do 6º Torneio de Futebol Feminino de Gouveia, denominado "Gouveia Cup", organizado pela Academia Juvenil de Moimenta da Serra. Neste evento participam, para além da Fundação D. Laura Santos (equipa organizadora) , as equipas do Sport Clube do Sabugal, Sociedade União 1º de Dezembro, Leixões Sport Clube, Clube Desportivo de Felgueiras, Sport Clube da Régua e a UD Ferreirense. De Espanha vem a equipa do CD Villafranco. Eis o Horário dos Jogos: Sábado, dia 06 de Junho - Fase de Grupos 09h00 - 13h00 16h00 - 18h00 Domingo, dia 07 de Junho Manhã - apuramento do 5º e 6º lugar; 15h00 - Meias - Finais 16h00 - Final Este torneio, que promete bom futebol, assinala o encerramento de mais uma época do futebol feminino, servindo também de incentivo à expansão do futebol feminino em Portugal e em particular no nosso distrito.

Informação retirada de afguarda.pt

terça-feira, 2 de junho de 2009

IDIOTICES PARTE II

É mais que sabido que Gouveia sempre ostentou o epíteto de Cidade Jardim... De facto Gouveia sempre teve diversos espaços verdes bonitos e que ilustravam bem o porquê deste epíteto. Um deles por alguma razão desconhecida poucas vezes é aberto ao público... Na verdade talvez pouca gente saiba que naquele local está mais um dos vários bonitos jardins gouveenses. Onde, perguntam vocês. Entre a Câmara e o Café Infinito, por cima da galeria onde antes era o posto de turismo. O outro é nada mais nada menos que o Parque Infantil. O grande problema deste é que chegado às 17h (Inverno), 18h (Primavera) ou 19h (Verão) encerra. Não haverá ninguém com dois dedos de testa que faça um horário condigno?? Fará sentido ter este parque aberto nas horas de maior calor e depois quando começa a ficar bom para as crianças andarem na rua a brincar encerrar?? Haverá algum motivo para ter gasto dinheiro na colocação de iluminação neste parque e depois a mesma não ser usada?? Era bom que algum responsável da câmara de uma vez por todas corrigisse isto.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

EXPLOSÃO EM VILA FRANCA DA SERRA

É sempre triste quando o nome de Gouveia aparece pelos piores motivos em lugares de destaque. Ainda mais triste é a situação da família que lá vivia e dos feridos resultantes. De resto, pouco mais há a dizer do que aquilo que já foi dito aqui e aqui.