+ GOUVEIA

QUERES BLOGAR AQUI?

Queres participar neste blog?? Tens 2 maneiras... Ou assinas por nós, tornando um membro deste blog, ou então envias os teus textos/opiniões para o mail maisgouveia@gmail.com

terça-feira, 31 de março de 2009

FESTIVAL DO SECUNDÁRIO

"O Festival Nacional de Estudantes do Ensino Secundário é um evento organizado pela DoctorSport eventos, sendo já uma referência e um evento de culto junto desta comunidade. O 6º Festival Secundário irá ter lugar nos dias 5, 6, 7, 8 e 9 de Março de 2009 em Gouveia e conta até ao momento com a inscrição de cerca de 5.000 estudantes do ensino secundário provenientes de todo o País. O VI Festival do Secundário, tem como parceiros a Câmara Municipal de Gouveia,IPAM, Sapo, TMN, Revista Fórum Estudante,Hepadox, Red Bull e Aldeias Crianças SOS. Este é o único evento de cariz nacional, exclusivamente destinado a este publico alvo tendo como principais objectivos, fomentar a autonomia e intercâmbio cultural entre os jovens, proporcionar novas e fascinantes sensações, através da participação de diversas actividades culturais e desportivas, bem como consciencializar os jovens para o seu papel e importância na sociedade. Este Festival contará ainda com a actuação de alguns dos maiores nomes da cena musical nacional, como DEALEMA, FITA COLA e DJ PETE THA ZOUK."

fonte CMG
Mais informações em www.festivalsecundario.com

WELCOME BACK

Como já repararam o PA aka Jornal O Hermínio, voltou aqui ao espaço. Isto não significa que o blogue dele acaba, antes pelo contrário, começa isso sim aqui uma colaboração entre os dois blogues, com ele a participar (postar) ocasionalmente (quando ele quiser ;) ) aqui no +Gouveia. Como ele disse e muito bem no post abaixo:

Os blogs não acabam em quem os inicia mas sim em quem neles participa. Apesar das ideologias diferentes "que navegam" na blogosfera gouveense, certo que todos eles têm um só fim... Uma Gouveia melhor, de futuro e de ambição!

Nunca escondi que o meu desejo para este blogue era ter vários colaboradores. Quem sabe ele não será apenas o rastilho que iniciará isto? Tudo em prol de ter um ponto de encontro mais plural com maior trocas de ideias e de divulgação gouveense.

É com este sentimente que o convite lhe foi renovado e por ele foi aceite. Bem vindo e break a key. ;)

segunda-feira, 30 de março de 2009

TGV...por onde caminhas?

Não venho aqui discutir propriamente a génese do TGV, muito se diz, muito se escreve, certo é que o primeiro-ministro parece não desistir da sua convicção de implantar o Transporte de Grande Velocidade em Portugal. Para uns o maior erro dos últimos 50 anos, para outros foco de desenvolvimento e projecto âncora nas relações comerciais/económicas com o país vizinho. Aquilo que me faz trazer este tema é o traçado Aveiro - Vilar Formoso em estudo neste momento, trata-se de um traçado que ainda, contrariamente aos restantes, nada está definido, por incrível que pareça, não fosse Vilar Formoso um dos mais importantes, ou o mais importante posto fronteiriço terrestre em Portugal.
Sobre este traçado sabe-se muito pouco, fala-se em passagem por Celorico da Beira, Vila Franca da Naves, Almeida/Pinhel e Vilar Formoso. São hipóteses em cima da mesa, estando neste momento em estudo os impactos ambientais. Se realmente este TGV vai para a frente que benefícios a região da Serra da Estrela e Gouveia, claro está, poderão alcançar? É uma questão pertinente, afinal este TGV ficará ligado aos TGV espanhóis e franceses por inerência. Poderá o turismo beneficiar com implantação deste meio de transporte de alta velocidade? Estarão as entidades de turismo da região e autarquias atentas a este projecto, ou passa-lhes completamente ao lado? Poderemos discordar do projecto , estar contra, mas certo é que não lhe podemos virar as costas, se este se tornar realidade. Até agora muito pouco se tem falado, opinado, nada...Será indiferença ou descrença?
Jornal O Hermínio

P.S - Quero aqui dar um agradecimento ao +Gouveia pelo pedido de participação. É um claro vislumbrar que os blogs não acabam em quem os inicia mas sim em quem neles participa. Apesar das ideologias diferentes "que navegam" na blogosfera gouveense, certo que todos eles têm um só fim... Uma Gouveia melhor, de futuro e de ambição!

sábado, 28 de março de 2009

E QUE TAL...

Este post já está pronto à algum tempo... Mas optei por o manter agendado de modo a tentar completá-lo um pouco mais. Como já disse o Rascunhos aqui "A recta de regressão linear permite afirmar que o PSD não conseguirá, pelo seu histórico, angariar mais votos nestas eleições, assim como diz que o PS deve ter uma votação superior à registada nas últimas eleições." Ou seja basicamente e olhando à última votação o PSD obteve mais votos que alguma vez o PS tenha alcançado em qualquer das anteriores votações. Devo dizer que concordo com o comentário do Rascunhos por alguns motivos. 1º O desgaste que Álvaro Amaro tem sofrido... 2º A economia e desemprego local... 3º O descontentamento crescente... Assim, olhando os resultados das últimas eleições podemos observar o seguinte: PPD/PSD: 5556 (53,55%) 4 vereadores PS: 3861 (37,21%) 3 vereadores PCP-PEV: 499 (4,81%) 0 vereadores Abstenções: 5167 (33,24%) Brancos: 278 (2,68%) Nulos: 183 (1,76%) Ou seja, a diferença entre PSD e PS foram de cerca de 1700 votos, sendo que a abstenção foi a mais baixa de sempre. Estará então no futuro reunidas as condições para uma vitória do PS? Dificilmente. A não ser que consiga fazer uma campanha forte. E é neste ponto que eu quero tocar. E que tal se o PS se juntar com o PCP?? Dizia ontem um visitante nos comentários "O que ainda pode valer a este concelho é uma candidatura alternativa e diferente do Bloco Central (PS e PSD). Basta de mais do mesmo!Espero por isso com curiosidade e muita esperança pela apresentação dos candidatos da CDU para o concelho.". O PCP teve cerca de 500 votos nas últimas eleições...Por mim quase que aposto que manterá ou aumentará ligeiramente este número. É certo que em politica não basta fazer aritmética e somar as votações de um com outro, mas, e fazendo aqui apenas um exercício de lógica e suposições, em vez de 1700 o PS teria apenas 1200 votos de diferença... E o que significaria isto?? Simples... bastaria ao PS recuperar 600 dos votos que o PSD obteve para discutir a eleição taco a taco. Como já disse... isto foi apenas um exercício de suposições... Mas confesso, gostava de ver sangue novo na câmara e caso seja o mesmo das eleições passadas, ver o Nuno Abreu lá dentro, do que conheço dele, não me desagradaria em nada. Ficam aqui algumas perguntas... - Seria do interesse do PS uma aliança com o PCP?? - A abstenção ficará igual ou maior? Quem beneficiará com um aumento da abstenção? - Conseguirá o PS recuperar votos ao PSD ou irá este aumentar ainda mais os votos obtidos?

quinta-feira, 26 de março de 2009

MUDANÇA DE HORA

A hora de Verão vai chegar no último domingo de Março, dia 29, devendo os relógios em Portugal ser adiantados 60 minutos em todo o País, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios devem ser adiantados 60 minutos à 1h00 de 29 de Março, passando para as 2h00. A próxima mudança de hora, para a hora de Inverno, vai ocorrer no último domingo de Outubro, ou seja dia 25. Durante todo o período em que vigorar a hora de Verão, Portugal terá mais uma hora do que o tempo universal coordenado (UTC). A mudança da hora prende-se com a necessidade de não haver desfasamento solar, aproveitando-se o melhor possível a luz nas diversas actividades.

quarta-feira, 25 de março de 2009

AGENDA DESPORTIVA

Este fim-de-semana o destaque vai para o jogo nocturno que oporá o Gouveia ao NDS, além deste também poderão assistir aos seguintes encontros:

Campeonato Distrital de Infantis – 2ª Fase - Série A Escolas Oeiras X NDS "D" Dia 28 – 11h00 – Estádio Municipal de Gouveia

Campeonato Distrital de Infantis – 2ª Fase - Série B Fundação LS X Aguiar da Beira Dia 28 – 15h00 – Campo da Academia Juvenil (Moimenta da Serra)

Campeonato Nacional Sénior Feminino - 2ª Divisão Fundação LS X GD Incansáveis Atletismo Dia 29 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia Campeonato Distrital da 1ª Divisão CF Vilanovenses X Vilar Formoso Dia 29 – 15h00 – Campo Aurélia Moura (Vila Nova)

CD Gouveia X NDS Dia 29 – 20h00 – Estádio Municipal de Gouveia

Em relação a outras modalidades/jogos... Continuamos à espera do vosso mail/comentário para divulgar melhor o que por cá se passa.

FECHO??

Não... o blog não vai fechar, pelo menos não está nos planos mais próximos ;)... O que fechou, penso eu que foi apenas isto, foi a possibilidade de comentar num dos recentes blogs de Gouveia, o Estrelas de Gouveia.

Pode-se criticar a atitude, eu próprio não o fazia, mas percebo o porquê de o terem feito já que por vezes lê-se algumas coisas que não se gosta.
Na verdade a grande maioria das opiniões que eles têm, não são 100% iguais às minhas e não me estou a referir a política, mas sim às opiniões, porque até posso ser da mesma côr politica e não estar de acordo com certa coisas, mas pronto... Vem este post a propósito de quê?
Apenas de dar uma dica aos administradores desse blog... Sim, eu sei que aqui o +Gouveia nem faz parte da lista de BlogZamigos deles, mas pronto... Existe uma ferramentazinha chamada HaloScan que permite moderar eficazmente os comentários dando a possibilidade de castigar os utilizadores mais atrevidos.
Eu próprio já implementei o sistema aqui no +Gouveia e estou a partir de hoje a testá-lo. Não que precise ou que implique alguma mudança naquilo que tem sido a interacção aqui no blog, uma vez que até agora nem me posso queixar dos que por aqui tem visitado o espaço, mas porque a prevenção é o melhor remédio.
Fica aqui a dica para quem quiser aproveitar.
PS: Aproveito para pedir a quem verifique a existência de algum erro devido ao novo sistema, que o acuse nos comentários de modo tentar depois resolvê-lo.

terça-feira, 24 de março de 2009

TAXISTAS

Mais uma classe descontente... Desta vez são os taxistas. Dizem eles que não gostam do "buraco" onde os meteram e que querem mudar para o centro... E onde é esse centro? Nada mais, nada menos que frente ao edificio do Mercado Municipal. Na ideia deles, o passeio do outro lado (jardim) é largo suficiente para aí arranjar espaço para meter os táxis.

Não sei se ria, se chora. Quer dizer, já não basta terem ficado com alguns dos poucos lugares de estacionamento que existem naquela zona em Gouveia. Já não basta quando chega o Verão nos roubarem mais uns lugares com as esplanadas dos cafés. E agora ainda querem tirar lugar aos peões... E tudo para quê? Para ficarem mais próximos do centro... Isto é uma rua mais acima... 50 metros mais adiante.

domingo, 22 de março de 2009

PUBLICIDADE ENGANOSA

De vez em quando o Notícias de Gouveia dá em jornal de comédia... Em letras garrafais lá pelo meio aparece, MILHARES NA MAXXIS CUP... Bem eu não sei a que se referiam... Se a dinheiro gasto (acho que nenhum desta vez), se a participantes ou se se estavam a referir a espectadores. No entanto diz quem viu que espectadores poucos eram e a fazer fé nas próprias fotografias que ilustravam essa notícia no NG, ainda bem que estava sol e calor, senão ainda muita gente se constipava tal era as clareiras onde a aragem podia passar. Centenas...de certeza que por lá passaram. Milhares... Tenho dúvidas. Apesar de tudo, valeu pela gargalhada. ___________________________ PS: Antes que venha aí a guarda de honra pretoriana da CMG e do Dr. Álvaro Amaro... Este post não é contra a Maxxis Cup, nem contra a CMG... Apenas contra um título no mínimo falacioso.

sábado, 21 de março de 2009

AI, OS TÚNEIS

Ontem vi uma notícia que diz muito do nosso país. Nessa notícia (na SIC penso eu) era dito que o TGV a ser feito iria precisar (se mantiver o traçado que estão a querer agora implementar) de cerca de 30 a 40 quilómetros de túneis e viadutos. Em procura pela net enconteri este texto no meio de muitos outros: "Com o dogma do TGV a ser quase totalmente inquestionado, a irracionalidade que o rodeia vai-se entremostrando. Embora o que se escreve nos jornais seja muitas vezes especulativo ou manipulado, não há fumo sem algum fogo. O jornal Gazeta das Caldas de 14 de Março diz que o "Oeste vai ter estação do TGV em Rio Maior" e que nela naturalmente não irão parar todos os comboios entre Lisboa e Porto mas diz que, embora o próprio não o tivesse referido, tal seria uma compensação do ministro Mário Lino por o aeroporto ter fugido da Ota. Cita o Expresso de sábado 8 de Março segundo o qual a Rave prevê gastar mais 255 milhões de euros na execução de 15 quilómetros de túneis e viadutos no percurso Alenquer-Pombal para minimizar os impactos do projecto inicial. "Uma resposta às múltiplas queixas de autarcas e populações que se dizem mais prejudicados pelo traçado do TGV." Para entrar em Lisboa já vi escrito que o TGV precisaria de 30 e tal km de túneis e viadutos. Como todo o litoral é densíssimo em povoações e população, é de prever mais "correcções" deste tipo. Os resultados em agressões ao território e em fealdade podem imaginar-se, numa situação já fortemente marcada pelo desordenamento." Resumindo... A população da Ota e os seus autarcas depois de perderem o aeroporto bateram o pé e exigiram compensações... Resultado, a paragem do TGV em Rio Maior e o pior traçado possível com cerca de 30km de viadutos e túneis. Quer dizer... Para desencravar os da serra não há dinheiro para túneis, mas para os do litoral demorarem menos 30 minutos de Lisboa ao Porto aí já há dinheiro para túneis, para viadutos e para estações em metrópoles intermédias. E nós que andamos aqui encravados à dezenas de anos sem acessibilidades decentes deixamo-nos comer e em vez da melhor opção para toda a serra que seriam os túneis, mandam-nos ir à volta pela serra. Ou seja... Comemos e calamos. Nisto o Dr. Álvaro Amaro é q tem razão... Qualquer dia mais vale irmos todos viver para o litoral.

quinta-feira, 19 de março de 2009

PENSAMENTO RÁPIDO

A quem beneficia neste momento o silêncio em torno do candidato do PS? Ao próprio PS... Quanto maior o silêncio, maior a intriga, maior o falatório sobre o PS e o seu potencial candidato. Agora não convém é deixar passar muito, muito tempo senão a vontade de saber torna-se em esquecimento e desinteresse. Por mim, se mandasse lá na sede dos socialistas, dava mais 2 semanas de propaganda silenciosa e depois sim, anunciava o candidato.

quarta-feira, 18 de março de 2009

AGENDA DESPORTIVA

Depois de no passado fim-de-semana ter havido o derby da 1ª divisão, neste fim-de-semana o maior destaque vai para o derby da 2ª divisão que oporá o Paços da Serra frente ao Nespereira, além deste também poderão assistir aos seguintes encontros:

Campeonato Distrital de Iniciados – 2ª Fase - Série A CD Gouveia X Foz Côa Dia 21 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia

Campeonato Nacional Sénior Feminino - 2ª Divisão Fundação LS X Feirense Dia 22 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia Campeonato Distrital da 2ª Divisão Paços da Serra X Nespereira Dia 22 – 15h00 – Campo de futebol de Paços da Serra Campeonato Distrital da 1ª Divisão CF Vilanovenses X UD Pinhelenses Dia 22 – 15h00 – Campo Aurélia de Moura (Vila Nova)

Basquetebol - XIII Taça Nacional (Sub-18 Masculinos) Club Camões X Covilhã Dia 22 – 15h30 – Pavilhão Municipal de Gouveia

Em relação a outras modalidades/jogos... Continuamos à espera do vosso mail/comentário para divulgar melhor o que por cá se passa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A SERRA PARIU UM...

É oficial... O candidato do PSD é,de novo, o Dr. Álvaro Amaro. Depois de tanto mistério em torno de uma possível recandidatura e depois de Manuela Ferreira Leite ter "obrigado" os actuais presidentes de câmara laranja a terem de se recandidatar cedo se percebia que esta era a opção mais lógica. A própria presença de Álvaro Amaro no jogo de futebol ontem também dava uma achegazita ao desfecho. Resta saber agora qual a equipa que irá concorrer com ele, sendo quase certo que o Prof. Joaquim Lourenço está de malas feitas para o Agrupamento. Também por se sabe fica o candidato PS... Face a este desfecho do PSD eu diria que a hipótese João Amaro está posta de parte (ele não é nenhum parvo e decerto preferirá manter o seu lugar na Junta), centrando-se a grande dúvida em: Será que Armando Almeida se chegará à frente ou optará por lançar alguém que não ele aos lobos??

domingo, 15 de março de 2009

O JOGO

Hoje foi dia de bola e nada melhor do que um derby concelhio. Do jogo nada a dizer tudo normal como sempre... Poucos golos, entradas duras e expulsões. Ou seja, um verdadeiro derby onde o Vilanovenses apesar do maior domínio e controlo de posse de bola do Desportivo de Gouveia conseguiu vencer por 0-1. Também nada estranho foi a presença do actual Presidente da Câmara, Álvaro Amaro, e do Prof. Joaquim Lourenço. No entanto, confesso que não consegui tirar quaisqueres ilacções deste facto. E não consegui por um motivo, isto é, já me chegou aos ouvidos que o Prof. Joaquim Lourenço quer voltar ao Agrupamento e irá concorrer às próximas eleições deste, o que a ser verdade e somando 2+2 faria com que a presença do Dr. Álvaro Amaro fosse conotada com a sua re-candidatura à CMG, mas.... A ser verdade que o Prof. Quim quer regressar à escola, então para quê ir a um jogo de futebol mostrar-se?? Como disse antes, não sei o que pensar... Apenas sei uma coisa, digam os nomes que disserem, quase que aposto que o candidato será um destes dois (tendo neste momento, obviamente, a hipótese Álvaro Amaro maiores odds de ser o candidato). Amanhã logo se saberá.

ELEIÇÕES

Neste momento, a maioria dos blogs que compõem a blogoesfera gouveense pensa apenas numa coisa... As eleições e quais os candidatos de cada partido. Sendo certo que é um assunto de interesse, a verdade é que até os partidos se pronunciarem tudo o que possa ser escrito é apenas e só ficção. Também verdade é que se uns ainda dão o braço a torcer apoiando algumas coisas que a actual câmara faz, outros são levados pela cegueira partidária criticando qualquer oposição à câmara e ao seu presidente (talvez a aparecimento público por tudo e por nada dê os seus frutos) por muita razão que tenham nas criticas. Os nomes já são sobejamente conhecidos e salvo alguma surpresa deverão ser os seguintes: PSD - Álvaro Amaro; Carlos Peixoto; Joaquim Lourenço; Rogério Figueiredo. PS - Armando Almeida; João Amaro; Santinho Pacheco PCP - Nuno Abreu Logo a questão é... Quem deve dar o corpo ao manifesto e ocupar a cadeira do poder?? Sinceramente e tirando apenas o Prof. Rogério Figueiredo (por achar que não tem "vida" para tal coisa) todos os candidatos de uma forma ou de outra são extremamente capazes, na verdade até acho que uns complementam os outros.

sábado, 14 de março de 2009

FUTSAL

Provavelmente poucos saberão, mas Gouveia, desportivamente, deve ser dos concelhos mais ecléticos do distrito. Futebol de 11, basquetebol, andebol, ténis, natação, paintball, atletismo, etc, etc, sendo que um dos mais recentes a ser introduzido foi o Futsal que hoje terminou o seu campeonato. A isto deve-se a persistência e o gosto desportivo dos 2 ou 3 carolas que compõem a direcção das Escolas Oeiras. À hora que escrevo já tenho conhecimento de que houve mais derrota, não tendo por isso esta equipa amealhado qualquer ponto no campeonato. Obviamente que os resultados podiam ter sido outros, mas tendo em conta que esta foi uma equipa em formação, e com muitos atletas (juvenis) a jogar num nível de competição acima do seu (juniores) não se pode dizer que tenha sido um falhanço esta experiência. No fundo comparo esta experiência (que me disseram que era para continuar) à que houve no Andebol. Para os mais esquecidos nos primeiros anos do Andebol em Gouveia poucas foram as vitórias, no entanto hoje em dia podemos dizer que estamos perante uma equipa que discute títulos. Assim, esperemos um futuro melhor para estes jovens, e quem sabe para uma equipa de séniores (porque não). Tanto quanto me disseram, apesar de terminado o campeonato, os treinos para o escalão de juniores (1991, 92, 93 e 94) vão continuar todas as segundas às 17:45h no pavilhão... Quem sabe não aparecerá lá um novo Ricardinho? ;)

sexta-feira, 13 de março de 2009

MÚSICA A RODOS

Estava eu no outro dia a actualizar a barra de destaques quando deparo com 2 eventos musicais... Um pela Ana Free o mais recente fenómeno musical português e outro com vários artistas denominado "Noite Solidária" com o intuito de angariar fundos para uma família necessitada. E o que há de mal nestes 2 acontecimentos musicais?? Nada, tirando o facto de que ambos decorrem no mesmo dia e à mesma hora. É óbvio que a DLCG já tinha marcado a Ana Free à muito mais tempo e por isso a responsabilidade não pode ser dela, mas sendo a DLCG uma das entidades que apoia a "Noite Solidária" e querendo o sucesso de ambos os eventos, não poderia ter forçado a organização da "Noite Solidária" a mudar para a semana seguinte?? Afinal com esta sobreposição quem é que fica a ganhar??

quarta-feira, 11 de março de 2009

AGENDA DESPORTIVA

Este fim-de-semana o maior destaque vai para o jogo entre o CD Gouveia e o CD Vilanovenses, além deste também poderão assistir aos seguintes encontros:

Campeonato Distrital de Infantis – 2ª Fase - Série B Fundação LS X Guarda Desportiva Dia 15 – 15h00 – Academia Juvenil FLS (Moimenta da Serra)

Campeonato Distrital de Iniciados – 2ª Fase - Série A CD Gouveia X Sabugal Dia 14 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia Campeonato Distrital da 2ª Divisão ARD Nespereira X Figueiró da Granja Dia 15 – 15h00 – Campo de futebol de Nespereira Campeonato Distrital da 1ª Divisão CD Gouveia X CF Vilanovenses Dia 15 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia

Basquetebol - XIII Taça Nacional (Sub-18 Masculinos) Club Camões X EPRAMI / B.C.Coura Dia 15 – 15h30 – Pavilhão Municipal de Gouveia

Em relação a outras modalidades/jogos... Continuamos à espera do vosso mail/comentário para divulgar melhor o que por cá se passa.

PROGRAMAS DE APOIO

A câmara lançou 2 programas de apoio, um visando a criação de emprego no concelho, e o outro com vista a fixação de jovens no concelho. "Programa de Apoio à Fixação de Jovens no Concelho de Gouveia O Município de Gouveia consciente das suas responsabilidades enquanto agente de dinamização social, patrimonial e económica do Concelho entende que a fixação de jovens é um processo estruturante com reflexos primordiais no futuro do Concelho. Consciente das dificuldades e sobrecargas económicas e administrativas inerentes ao arrendamento, aquisição ou edificação, acentuadas pela crise económica que o país atravessa, o Município de Gouveia pretende posicionar o Concelho enquanto foco de atracção à fixação de jovens. Assim o Município de Gouveia cria condições com vista ao aumento do número de residentes em permanência no Concelho, apoiando em especial estratos sociais mais desfavorecidos, no arrendamento, na construção e na aquisição de edifício ou fracção autónoma de edifício." mais informações aqui "Programa de Apoio à Criação de Emprego no Concelho de Gouveia A Promoção do desenvolvimento económico no Concelho de Gouveia está intimamente ligada à implementação de medidas de apoio à criação de novos postos de trabalho, sendo esta medida essencial para contrariar os efeitos da crise económica que o país atravessa. O Município de Gouveia dispõe de atribuições legalmente consagradas em matéria de promoção do desenvolvimento , competindo aos órgãos municipais "colaborar no apoio iniciativas locais de emprego" e "participar em programas de apoio à fixação de empresas", respectivamente. Neste sentido, o Município de Gouveia através do programa de apoio à criação de emprego estabelece as condições necessárias para a atribuição de um apoio à criação de novos postos de trabalho no Concelho de Gouveia." mais informações aqui

terça-feira, 10 de março de 2009

MAXXIS CUP 2009

"Maxxis Cup International Gouveia abre circuito de Downhill Internacional Gouveia é mais uma vez o palco de abertura das competições internacionais de downhill. A Maxxis Cup International realiza-se em Gouveia, no fim-de-semana de 13, 14 e 15 de Março de 2009, transformando o centro hípico de Gouveia no palco mundial da disciplina mais radical do BTT. A Maxxis Cup International tem uma programação definida para dois dias de treinos e inscrições ficando o Domingo, 15 de Março, reservado para a competição, realizada em duas mangas, sempre com muita espectacularidade e adrenalina. A pista de downhill de Gouveia tem uma distância de três quilómetros, com vários obstáculos, tem merecido reconhecimento da parte dos atletas e da Union Cycliste Internationale (UCI). A prova de Gouveia tem ganho credenciais junto dos atletas nacionais e internacionais tendo ficado em 2007 entre as 25 melhores provas com a chancela UCI. A Maxxis Cup International terá, como sempre o centro hípico de Gouveia como palco principal. Ali, ficará instalada toda a zona social e de assistência, assim como a meta os serviços de secretariado e cronometragem."

segunda-feira, 9 de março de 2009

CONVITE

Já o fiz em anteriores posts... Hoje, porque a minha pretensão é fazer deste espaço, um espaço plural onde diferentes vozes tenham lugar onde se exprimir, reitero o convite.
TORNA-TE UM BLOGUEIRO... ASSINA PELO +GOUVEIA E DÁ VOZ À TUA OPINIÃO.
Em troca oferecemos-te um espaço bonitinho e arranjadinho (embora esteja sempre aberto a novas ideias), um cantinho teu, e não pedimos nada em troca a não ser vontade e bom senso.
PS: Também não remuneramos ninguém ;)

sexta-feira, 6 de março de 2009

COISAS QUE FUGIRAM

O melhor argumento para quem está sempre a defender o actual executivo camarário é "Em vez de criticarem, apresentem alternativas...". Não vou dizer que discordo deste argumento, no entanto há que sublinhar uma coisa. Se uma determinada equipa foi eleita/escolhida então cabe a eles apresentarem soluções, e isso tanto vale para os que estão em maioria (PSD), como para os que estão em minoria (PS e PCP). A verdade é que ao longo destes últimos 8 anos quer de um lado, quer do outro isto tem sido um deserto de ideias. De um lado a ideia passa apenas pela visibilidade dos eventos e pela gestão diária da câmara. Do outro a ideia passa por chamar a si o sucesso nas obras estatais. Ou seja, é tudo pobre demais. Ao longo destes anos foram várias as promessas que falharam: - Academia de Desporto (link) - Pólo autónomo de Formação Profissional (link) - Indoor Snow (link) - entre muitas outras como a recuperação do Mercado Municipal, o Hotel de Charme (confesso que esta nem sei foi para a frente) ou mesmo o Ensino Superior que tarda em chegar. No entanto aquilo que mais me "chateia" foi em 3 coisas fundamentais, não termos conseguido puxar a brasa a nossa sardinha, e mais uma vez a culpa tanto é do PSD, como dos restantes partidos. Existe uma altura para cada um puxar por si e existe outra onde as pessoas têm de se sobrepôr aos partidos e lutar pelo que é melhor para o nosso concelho. E quais são essas 3 "coisas" pergunta vocês... Simples... O Hospital de Seia, os IC's e o INEM. Passo a explicar... HOSPITAL DE SEIA... Que ninguém duvide que mais ano menos ano, mais mês menos mês, o Centro de Saúde de Gouveia começará a encerrar à noite. Isto por muito que não queiram e que nos custe acabará por ser realidade. E sendo realidade qual a 2ª melhor coisa?? Um Hospital o mais perto possível. Tendo o referido Hospital sido alvo de melhoramentos (grande parte dele construído de novo) porque não ter sido feita uma aliança com Seia de modo a que o Hospital fosse realmente novo e se situasse na zona de entrada de Seia ou até mesmo perto do Aeródromo?? IC's... Toda a gente sabe que a rede viária é a coisa mais importante para o desenvolvimento de uma região, não é a toa que Oliveira do Hospital fez pressão para que a ligação à A23 passasse o mais perto deles. Assim sendo e pq a nós nos interessava a ligação via túneis à Covilhã com a entrada dos mesmos perto de Pinhanços (outra vez perto do Aeródromo), porque não ter lutado mais afincadamente por esta solução?? INEM... Aguiar da Beira recentemente recebeu a notícia de que iria ter uma base de helicópteros do INEM. Eu pergunto porque não, vista a situação futura do Centro de Saúde, ter uma base permanente do INEM quer de helicópteros, quer de carros VMERs com pessoal especializado em permanência. A centralidade de Gouveia que muita vezes é esquecida seria certamente um trunfo e podia servir as populações de Gouveia, Fornos de Algodres, Manteigas, Celorico da Beira, Seia. Utopia dirão vocês... 3 projectos interligados que beneficiariam e muito o nosso concelho. PS: Já que estou numa de dar ideias... Para quando deixar de vez em paz a velhinha Estação Gouveia-Gare e apostar numa Estação Fornos de Algodres-Gouveia?? Fica bastante mais perto e o Intercidades até já lá pára às vezes. Com esta ligação a Fornos teriam mais poder para pedir à CP a paragem de ainda mais comboios lá... Fica a ideia para quem quiser aproveitar ;)

quarta-feira, 4 de março de 2009

FIM DE SEMANA DESPORTIVO

Num fim-de-semana onde o maior destaque vai para a realização no dia 7, da parte da manhã no Pavilhão Municipal de Gouveia, de mais um Encontro de Escolinhas de Futebol envolvendo as equipas da ABPG, Fundação e Escolas Oeiras, poderemos também assistir aos seguintes encontros:

Campeonato Distrital de Infantis – 2ª Fase - Série “A” Escolas Oeiras X Sabugal Dia 07 – 15h00 – Estádio Municipal de Gouveia Campeonato Distrital da 1ª Divisão CF Vilanovenses X Figueira Castelo Rodrigo Dia 08 – 15h00 – Campo de futebol Aurélia de Moura (Vila Nova)

Basquetebol - XIII Taça Nacional (Sub-18 Masculinos) Club Camões X Bragança Dia 07 – 15h30 – Pavilhão Municipal de Gouveia

Em relação às outras modalidades... Continuamos à espera do vosso mail para divulgar melhor o que por cá se passa.

LABRUTE

Porque nem só de coisas sérias vive este mundo, deixo-vos aqui este joguinho para quem quiser se entreter.

LaBrute é um simples jogo onde temos de criar um lutador que depois vai partir as fuças aos seus adversários.
O jogo é do mais simples que existe bastando inscrever-se (aqui) e depois escolher os adversários.
Dito isto, siga a paulada, pois então.

terça-feira, 3 de março de 2009

NACIONAL DE ENDURO

"Nos Dias 7 e 8 de Março, Gouveia recebe a terceira etapa do Nacional de Enduro, numa competição que irá decorrer na zona da Quinta Nevada. O brasileiro Filipe Zanol apresenta-se na liderança do Campeonato Absoluto e da classe Elite 1, enquanto Fernando Ferreira lidera a classe Elite 2. (...)"

*********************
"A terceira prova pontuável para o CAMPEONATO NACIONAL DE ENDURO terá início no fim-de-semana de 7 e 8 de Março na localidade de Gouveia. Organizada pelo Motor Clube das Beiras, com as cores da KIA Motors, e designada como o II Enduro de Gouveia, esta prova contará com 3 especiais por volta e com a participação de mais de uma centena de pilotos, todos com o objectivo de enfrentar os diversos desafios apresentados durante os dois dias de prova. Com partida marcada para o primeiro piloto às 12h, durante o dia de Sábado, o pelotão das classes Nacional e Elite darão 3 voltas ao percurso num total de 150km repartidos pelas 3 Especiais. Para os Verdes, o dia será menos agreste, com um total de 100km percorridos em duas voltas. Domingo a jornada começa mais cedo com partida marcada para as 10h. O total de km’s de percurso aumenta com uma volta adicional para todas as classes, passando a ser 4 voltas para a Nacional e Elite e 3 para os Verdes. No que respeita aos 3 troços cronometrados, tanto a ET (Enduro Test) e o CT (Cross Test) estão situadas na Quinta Nevada mas as semelhanças entre as duas especiais acabam aqui. A ET conta com 5km de piso rápido de terra e saibro enquanto a CT conta com uma variedade de curvas em terra e alguns saltos durante os 3.5km de extensão. Quanto à extreme test, situada perto da ZA localizada no Centro Hípico de Gouveia, esta especial será em plena floresta com subidas árduas em terra e um complicado ribeiro, tem uma extensão de cerca de 1.1km (Elite e Nacional) e de 0.8 (Verdes). Um verdadeiro desafio até para os pilotos mais experientes de Enduro!"

fonte "TudoSobreRodas"

Programa da prova Enduro Gouveia 03/03/09 – Fecho definitivo das inscrições. 05/03/09 - Publicação da lista de inscritos. 06/03/09 - Abertura do Secretariado da Prova – Câmara Municipal de Gouveia = 18h às 20 h–21:30 às 23 h. 06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Documentais – Secretariado = 18:00 às 22:00 h e das 09:00 até 11:00 h. 06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Técnicas – Frente à Câmara Municipal = 18:00 às 22:00h e das 09:00 até 11:00 h. 07/03/09 - Publicação da Lista de Participantes no quadro oficial de afixação, (Secretariado) = 11.30 Horas 07/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 12:00 horas.

08/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 10:00 horas. 08/03/09 – Distribuição de prémios = 18:30 horas – Salão Nobre da Câmara Municipal

domingo, 1 de março de 2009

::: NewsFlash :::

Refrige anuncia aquisição da fábrica de águas da Unicer A Refrige, empresa engarrafadora exclusiva da Coca-Cola Company Portugal, anunciou hoje a intenção de adquirir e ampliar a unidade de captação e de engarrafamento de água mineral natural que a Unicer possui em Gouveia. As duas empresas firmaram no dia 28 de Janeiro, um contrato-promessa de compra e venda do Centro de Produção de Gouveia, propriedade da Unicer, e hoje procederam ao anúncio público numa cerimónia realizada na Câmara Municipal de Gouveia.

*********************************************
Sílvia Rebelo e Ana Borges no Mundialito de Futebol A Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, divulgou a lista de 20 atletas que representarão Portugal no XVI Algarve Women’s Football Cup / Mundialito de Futebol Feminino, cujo pontapé de saída está marcado para o próximo dia 4 de Março. Entre as eleitas, destaque para as chamadas das atletas do concelho Ana Borges e Sílvia Rebelo.